O importante é a descoberta que a criança faz de sua própria expressão nas atividades artísticas; As atividades de expressão plástica, musical e corporal visam desenvolver: Forma pessoal de expressão; Habilidade em comunicar-se através da fala, do canto, do desenho, do gesto, etc. A coordenação motora; A criatividade; As habilidades de observação e expressão;
OBJETIVOS GERAIS As atividades de expressão plástica deverão levar a criança a: Desenvolver sua própria forma de expressão no desenho, na pintura, na modelagem; Adquirir o domínio de técnicas necessárias para a realização dessas atividades; Adquirir e desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma e tamanho; As crianças deverão ser capazes de: Desenhar espontaneamente; Expressar-se espontaneamente através da pintura; Modelar livremente; Iniciar atividades de recorte, colagem e dobradura.
As atividades de expressão musical visam: Estimular a capacidade auditiva; Despertar o gosto pela música; Enriquecer o vocabulário; Favorecer a dicção; Desenvolver o senso crítico, a acuidade auditiva, o canto como expressão individual e de grupos, a habilidade de acompanhamento rítmico com instrumentos musicais.
ATIVIDADES SOCIAIS As atividades sociais devem dar às crianças condições de: Adaptar-se à escola; Adquirir um convívio agradável; Desenvolver atividades de polidez, respeito, cooperação. Procura-se desenvolver atividades de conhecimentos sociais relativos à vida familiar e social; atividades de cortesia e de cooperação, habilidades de disciplina e independência.
ATIVIDADES INTELECTUAIS DEVEM LEVAR A CRIANÇA A: Desenvolver a habilidade de observação; Enriquecer as experiências; Desenvolver a linguagem oral; Enriquecer o vocabulário; Desenvolver as discriminações visual, auditiva, gustativa, olfativa e tátil.
AS CRIANÇAS DEVERÃO SER CAPAZES DE: Adquirir percepção de estrutura global; Reconhecer semelhanças e diferenças; Adquirir noções de tamanho e lugar; Adquirir habilidade de bem ouvir com atenção e interesse; Perceber diferentes paladares; Perceber diferentes odores; Explorar pelo tato diferentes formas, texturas, graus térmicos;
SUGESTÕES Atividades espontâneas: Tanque de areia; Desenvolvimento motor; Desenvolvimento da sensibilidade e observação e criatividade; Hábitos de higiene;
Playground: Habilidades físicas: subir e descer, escorregar, equilíbrio; Imaginação: correr, pular, saltar, trepar, imitar animais... Atividades dirigidas no pátio Em todos os exercícios, a professora é o modelo. Os pequenos imitam com satisfação, pois nessa idade tem grande interesse pela imitação. É interessante que as aulas sejam bem variadas podendo contar com três fases, exemplos:
Brincadeira no tanque de areia Um exercício repetido várias vezes, uma roda cantada ( com gestos) Um canto com movimentos, um exercício, uma brincadeira com bola. História dramatizada, um exercício, canto relativo a história. Brinquedos: bolas, argolas, arcos, corda, balões, pneus, túneis.
Atividades artísticas: Desenho: desenho livre, desenho com giz molhado, desenho com olhos fechados; Pintura: pintura livre, com assopro, com olhos fechados, escorrida, em jornal; Dobradura Uma a duas dobras: cabana, janelinhas, guarda-roupa, casinha, chapéu. Recortes: com dedos, com tesoura, amassar e desamassar; Colagem: em folha, caixas, vasos, palitos, fósforos, sorvetes; Modelagem: argila, massinha de modelar;
Atividades musicais: Canto, bandinha: pau de rumba, coro, reco-reco, tampinhas de refrigerantes, triângulos, lixas, copinhos, sinos, campainhas...
Atividades sociais : Pedir desculpas, esperar sua vez, ajudar, respeito, cumprir ordens, agradecer. Na rotina a criança poderá ajudar na limpeza, cumprimentar os aniversariantes.
Atividades Intelectuais: Cartões, hora de contar, hora de conversa, hora da quadrinha, órgãos dos sentidos: Visual: empilhar, encaixar, discriminar, noção de cor e forma. Trabalhar conceitos de alto/ baixo, grande/ pequeno, curto/ cumprido, em cima/ embaixo, em frente, atrás, no meio; Auditivo: batidas, toques, buzinas, assobios, discos. Olfativos, cheirar flores, frutas, alimentos, produtos de higiene Gustativos , a criança poderá provar alimentos quentes e frios, amargos e azedos, doces e salgados E tátil a criança poderá sentir a textura do papel, lixa, lápis, fruta, grãos, quente e frio.
OBS.: Essas atividades poderão ser feitas com os olhos vendados, incentivando as crianças a adivinharem o que está diante delas.
Atividades de saúde e higiene Levar as crianças a desenvolver hábitos básicos Higiene corporal: lavar as mãos, cuidar da unhas, cuidar dos cabelos, cuidar do dentes, tomar banho diariamente, usar adequadamente os sanitários, usar roupas adequadas. Alimentação: forrar a mesa, lavar as mãos antes e depois das refeições, comer de boca fechada, não arrotar na mesa, não derrubar no chão, limpar a boca, escovar os dentes após o término. Vestuário: roupa adequada ao tempo Sono e repouso: repouso na linha para concentração.
O importante é a descoberta que a criança faz de sua própria expressão nas atividades artísticas;
ResponderExcluirAs atividades de expressão plástica, musical e corporal visam desenvolver:
Forma pessoal de expressão;
Habilidade em comunicar-se através da fala, do canto, do desenho, do gesto, etc.
A coordenação motora;
A criatividade;
As habilidades de observação e expressão;
OBJETIVOS GERAIS
As atividades de expressão plástica deverão levar a criança a:
Desenvolver sua própria forma de expressão no desenho, na pintura, na modelagem;
Adquirir o domínio de técnicas necessárias para a realização dessas atividades;
Adquirir e desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma e tamanho;
As crianças deverão ser capazes de:
Desenhar espontaneamente;
Expressar-se espontaneamente através da pintura;
Modelar livremente;
Iniciar atividades de recorte, colagem e dobradura.
As atividades de expressão musical visam:
Estimular a capacidade auditiva;
Despertar o gosto pela música;
Enriquecer o vocabulário;
Favorecer a dicção;
Desenvolver o senso crítico, a acuidade auditiva, o canto como expressão individual e de grupos, a habilidade de acompanhamento rítmico com instrumentos musicais.
ATIVIDADES SOCIAIS
As atividades sociais devem dar às crianças condições de:
Adaptar-se à escola;
Adquirir um convívio agradável;
Desenvolver atividades de polidez, respeito, cooperação.
Procura-se desenvolver atividades de conhecimentos sociais relativos à vida familiar e social; atividades de cortesia e de cooperação, habilidades de disciplina e independência.
ATIVIDADES INTELECTUAIS DEVEM LEVAR A CRIANÇA A:
ResponderExcluirDesenvolver a habilidade de observação;
Enriquecer as experiências;
Desenvolver a linguagem oral;
Enriquecer o vocabulário;
Desenvolver as discriminações visual, auditiva, gustativa, olfativa e tátil.
AS CRIANÇAS DEVERÃO SER CAPAZES DE:
Adquirir percepção de estrutura global;
Reconhecer semelhanças e diferenças;
Adquirir noções de tamanho e lugar;
Adquirir habilidade de bem ouvir com atenção e interesse;
Perceber diferentes paladares;
Perceber diferentes odores;
Explorar pelo tato diferentes formas, texturas, graus térmicos;
SUGESTÕES
Atividades espontâneas:
Tanque de areia;
Desenvolvimento motor;
Desenvolvimento da sensibilidade e observação e criatividade;
Hábitos de higiene;
Playground:
Habilidades físicas: subir e descer, escorregar, equilíbrio;
Imaginação: correr, pular, saltar, trepar, imitar animais...
Atividades dirigidas no pátio
Em todos os exercícios, a professora é o modelo. Os pequenos imitam com satisfação, pois nessa idade tem grande interesse pela imitação. É interessante que as aulas sejam bem variadas podendo contar com três fases, exemplos:
Brincadeira no tanque de areia
ResponderExcluirUm exercício repetido várias vezes, uma roda cantada ( com gestos)
Um canto com movimentos, um exercício, uma brincadeira com bola.
História dramatizada, um exercício, canto relativo a história.
Brinquedos: bolas, argolas, arcos, corda, balões, pneus, túneis.
Atividades artísticas:
Desenho: desenho livre, desenho com giz molhado, desenho com olhos fechados;
Pintura: pintura livre, com assopro, com olhos fechados, escorrida, em jornal;
Dobradura Uma a duas dobras: cabana, janelinhas, guarda-roupa, casinha, chapéu.
Recortes: com dedos, com tesoura, amassar e desamassar;
Colagem: em folha, caixas, vasos, palitos, fósforos, sorvetes;
Modelagem: argila, massinha de modelar;
Atividades musicais:
Canto, bandinha: pau de rumba, coro, reco-reco, tampinhas de refrigerantes, triângulos, lixas, copinhos, sinos, campainhas...
Atividades sociais :
Pedir desculpas, esperar sua vez, ajudar, respeito, cumprir ordens, agradecer. Na rotina a criança poderá ajudar na limpeza, cumprimentar os aniversariantes.
Atividades Intelectuais:
ResponderExcluirCartões, hora de contar, hora de conversa, hora da quadrinha, órgãos dos sentidos:
Visual: empilhar, encaixar, discriminar, noção de cor e forma. Trabalhar conceitos de alto/ baixo, grande/ pequeno, curto/ cumprido, em cima/ embaixo, em frente, atrás, no meio;
Auditivo: batidas, toques, buzinas, assobios, discos.
Olfativos, cheirar flores, frutas, alimentos, produtos de higiene
Gustativos , a criança poderá provar alimentos quentes e frios, amargos e azedos, doces e salgados
E tátil a criança poderá sentir a textura do papel, lixa, lápis, fruta, grãos, quente e frio.
OBS.: Essas atividades poderão ser feitas com os olhos vendados, incentivando as crianças a adivinharem o que está diante delas.
Atividades de saúde e higiene
Levar as crianças a desenvolver hábitos básicos
Higiene corporal: lavar as mãos, cuidar da unhas, cuidar dos cabelos, cuidar do dentes, tomar banho diariamente, usar adequadamente os sanitários, usar roupas adequadas.
Alimentação: forrar a mesa, lavar as mãos antes e depois das refeições, comer de boca fechada, não arrotar na mesa, não derrubar no chão, limpar a boca, escovar os dentes após o término.
Vestuário: roupa adequada ao tempo
Sono e repouso: repouso na linha para concentração.
https://www.youtube.com/watch?v=pnYHtOtFWCI&feature=share
ResponderExcluir