segunda-feira, 25 de maio de 2015

MARINA e a tesoura

5 comentários:

  1. O importante é a descoberta que a criança faz de sua própria expressão nas atividades artísticas;
    As atividades de expressão plástica, musical e corporal visam desenvolver:
    Forma pessoal de expressão;
    Habilidade em comunicar-se através da fala, do canto, do desenho, do gesto, etc.
    A coordenação motora;
    A criatividade;
    As habilidades de observação e expressão;

    OBJETIVOS GERAIS
    As atividades de expressão plástica deverão levar a criança a:
    Desenvolver sua própria forma de expressão no desenho, na pintura, na modelagem;
    Adquirir o domínio de técnicas necessárias para a realização dessas atividades;
    Adquirir e desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma e tamanho;
    As crianças deverão ser capazes de:
    Desenhar espontaneamente;
    Expressar-se espontaneamente através da pintura;
    Modelar livremente;
    Iniciar atividades de recorte, colagem e dobradura.

    As atividades de expressão musical visam:
    Estimular a capacidade auditiva;
    Despertar o gosto pela música;
    Enriquecer o vocabulário;
    Favorecer a dicção;
    Desenvolver o senso crítico, a acuidade auditiva, o canto como expressão individual e de grupos, a habilidade de acompanhamento rítmico com instrumentos musicais.

    ATIVIDADES SOCIAIS
    As atividades sociais devem dar às crianças condições de:
    Adaptar-se à escola;
    Adquirir um convívio agradável;
    Desenvolver atividades de polidez, respeito, cooperação.
    Procura-se desenvolver atividades de conhecimentos sociais relativos à vida familiar e social; atividades de cortesia e de cooperação, habilidades de disciplina e independência.

    ResponderExcluir
  2. ATIVIDADES INTELECTUAIS DEVEM LEVAR A CRIANÇA A:
    Desenvolver a habilidade de observação;
    Enriquecer as experiências;
    Desenvolver a linguagem oral;
    Enriquecer o vocabulário;
    Desenvolver as discriminações visual, auditiva, gustativa, olfativa e tátil.


    AS CRIANÇAS DEVERÃO SER CAPAZES DE:
    Adquirir percepção de estrutura global;
    Reconhecer semelhanças e diferenças;
    Adquirir noções de tamanho e lugar;
    Adquirir habilidade de bem ouvir com atenção e interesse;
    Perceber diferentes paladares;
    Perceber diferentes odores;
    Explorar pelo tato diferentes formas, texturas, graus térmicos;

    SUGESTÕES
    Atividades espontâneas:
    Tanque de areia;
    Desenvolvimento motor;
    Desenvolvimento da sensibilidade e observação e criatividade;
    Hábitos de higiene;

    Playground:
    Habilidades físicas: subir e descer, escorregar, equilíbrio;
    Imaginação: correr, pular, saltar, trepar, imitar animais...
    Atividades dirigidas no pátio
    Em todos os exercícios, a professora é o modelo. Os pequenos imitam com satisfação, pois nessa idade tem grande interesse pela imitação. É interessante que as aulas sejam bem variadas podendo contar com três fases, exemplos:

    ResponderExcluir
  3. Brincadeira no tanque de areia
    Um exercício repetido várias vezes, uma roda cantada ( com gestos)
    Um canto com movimentos, um exercício, uma brincadeira com bola.
    História dramatizada, um exercício, canto relativo a história.
    Brinquedos: bolas, argolas, arcos, corda, balões, pneus, túneis.

    Atividades artísticas:
    Desenho: desenho livre, desenho com giz molhado, desenho com olhos fechados;
    Pintura: pintura livre, com assopro, com olhos fechados, escorrida, em jornal;
    Dobradura Uma a duas dobras: cabana, janelinhas, guarda-roupa, casinha, chapéu.
    Recortes: com dedos, com tesoura, amassar e desamassar;
    Colagem: em folha, caixas, vasos, palitos, fósforos, sorvetes;
    Modelagem: argila, massinha de modelar;

    Atividades musicais:
    Canto, bandinha: pau de rumba, coro, reco-reco, tampinhas de refrigerantes, triângulos, lixas, copinhos, sinos, campainhas...

    Atividades sociais :
    Pedir desculpas, esperar sua vez, ajudar, respeito, cumprir ordens, agradecer. Na rotina a criança poderá ajudar na limpeza, cumprimentar os aniversariantes.

    ResponderExcluir
  4. Atividades Intelectuais:
    Cartões, hora de contar, hora de conversa, hora da quadrinha, órgãos dos sentidos:
    Visual: empilhar, encaixar, discriminar, noção de cor e forma. Trabalhar conceitos de alto/ baixo, grande/ pequeno, curto/ cumprido, em cima/ embaixo, em frente, atrás, no meio;
    Auditivo: batidas, toques, buzinas, assobios, discos.
    Olfativos, cheirar flores, frutas, alimentos, produtos de higiene
    Gustativos , a criança poderá provar alimentos quentes e frios, amargos e azedos, doces e salgados
    E tátil a criança poderá sentir a textura do papel, lixa, lápis, fruta, grãos, quente e frio.

    OBS.: Essas atividades poderão ser feitas com os olhos vendados, incentivando as crianças a adivinharem o que está diante delas.

    Atividades de saúde e higiene
    Levar as crianças a desenvolver hábitos básicos
    Higiene corporal: lavar as mãos, cuidar da unhas, cuidar dos cabelos, cuidar do dentes, tomar banho diariamente, usar adequadamente os sanitários, usar roupas adequadas.
    Alimentação: forrar a mesa, lavar as mãos antes e depois das refeições, comer de boca fechada, não arrotar na mesa, não derrubar no chão, limpar a boca, escovar os dentes após o término.
    Vestuário: roupa adequada ao tempo
    Sono e repouso: repouso na linha para concentração.

    ResponderExcluir
  5. https://www.youtube.com/watch?v=pnYHtOtFWCI&feature=share

    ResponderExcluir