Certificamos que:XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX participou do curso CONCEITO PSICOPEDAGOGICO realizado no período de 23/05/2014 a 30/06/2014, através de encontros presenciais Pólo IESP Lauro de Freitas Ba e ead, tendo obtido 100% de freqüência, correspondente a 120 horas, conforme registro constante em nossos arquivos. Lauro de Freitas 30 junho de 2014.
Programação________________________________________________________ Conceito Psicopedagogico : Iniciação a Psicopedagogia na Realidade Escolar O que é psicopedagoga CH 20h /A intervenção no processo psicopedagogico CH 40h /,Realidade jovem na escola CH 30h,/ A formação do educador CH20h / A criança com transtornos vive fora da realidade CH 10h e Seminário Temático .
CH 120h Obrigatória 100% concluída 100% Nota Geral 10,0
Como é o atendimento psicopedagógico clínico ? São utilizados recursos para a construção do conhecimento O tratamento deve estar voltado para a construção doconhecimento, e não para o produto final. São utilizados diversos recursos pelo psicopedagogo: dramatizações, jogos, leituras, diálogos, desenhos, projetos e outras maneiras que serão descobertas no decorrer dos atendimentos. Opsicopedagogo tem informação para orientar pais eprofessores, ser o mediador de todo o processo e, assim, ir além da junção do conhecimento do psicólogo e pedagogo. É com o apoio e intervenção adequada de um psicopedagogo que a pessoa pode ter sucesso na vida escolar e social, e progredir em carreiras bem-sucedidas, em cargos de destaques, ao longo da vida. A partir do estudo da origem da dificuldade em aprender, o psicopedagogo desenvolve atividades que estimulam as funções cognitivas que não estão ativadas no paciente e a questão afetiva e social. O psicopedagogo contribui para a construção da autonomia e independência, através da relação com “como eu aprendo” e “como me relaciono com o saber”. Durante as sessões com o psicopedagogo, os recursos como jogos, livros e computador, tem a finalidade de descobrir os estilos de aprendizagem do paciente: ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender. O psicopedagogo tem a função de auxiliar o indivíduo que não aprende a se encontrar nesse processo, além de ajudá-lo a desenvolver habilidades para isso. Caso você precise de uma equipe interdisciplinar, entre em contato com o Centro Psicopedagógico Apoio. Nós atuamos com excelência na prevenção das dificuldades de aprendizagem, a partir de um enfoque transdiciplinar. Realizamos atendimento psicológico, psicopedagógico, psicanalítico e fonoaudiológico
O que é a Psicopedagogia ? Atividade 1: 09/04/2015 - resumir e entregar no polo. - carga horária 2horas) O que faz o Psicopedagogo ? Atividade 2: 11/04/2015 - resumir e entregar no polo. Onde atua o Psicopedagogo ? Atividade 3: 13/04/2015 - resumir e entregar no polo. Como é o atendimento psicopedagógico clínico ? Atividade 4: 15 /04/2015 - resumir e entregar no polo. (- carga horária 2horas) Como ocorre a intervenção psicopedagógica ? Atividade 5: 16/04/2015 - resumir e entregar no polo. (- carga horária 2horas) O que é Dislexia ? Dislexia tem cura ? Qual o tratamento para Dislexia ? Existe exercícios para a Dislexia ? Quais os principais sintomas da Dislexia ? Como saber se seu filho é disléxico ? O que é TDA/H ? Transtorno Do Déficit De Atenção e Hiperatividade Como Agir Com Crianças Hiperativas e Desatentas na Escola A hiperatividade está associada ao déficit de atenção? Existe teste para TDA/H ? Qual o melhor remédio para o TDA/H ? Quem precisa de Ritalina ? A Ritalina faz mal a saúde ? Como saber se a criança é hiperativa ? Existe teste para déficit de atenção ? O que é distúrbio do déficit de atenção ( DDA) ? Quais as principais dificuldades de aprendizagem ? O que é Discalculia ? O que é Dislalia ? O que é Disortografia ? bom trabalho Pró Débora Fontes
3. Escreva sobre você e suas realizações. (este é particular) não necessita enviar resposta. 4. Resumo do capitulo 1 e 2 do livro Psicicopedagogia na realidade escolar. Autora Débora Fontes. (Veja com quem tem o livro e poderá responder no próprio livro pois ele é interativo).
O que é a psicopedagogia? Quem é o psicopedagogo? Para que serve a psicopedagogia?
Fundamentos da Psicopedagogia; Um olhar sobre a Psicopedagogia - Breve Histórico; Alguns conceitos importantes; O Papel do Psicopedagogo; Leis, Códigos e Diretrizes da Psicopedagogia; O processo de ensino-aprendizagem e as práticas de avaliação escolar; Diagnóstico Psicopedagógico; Primeiro contato (agendamento); Queixa; Anamnese; Contrato e sessões de avaliação; Devolutiva e encaminhamento; Informe Psicopedagógico; Avaliação Psicopedagógica da Criança de 6 a 11 anos e do Adolescente; Recursos Psicopedagógicos e Ambiente de Trabalho; Referências Bibliográficas.
Certificamos que:XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX participou do curso CONCEITO PSICOPEDAGOGICO realizado no período de 23/05/2014 a 30/06/2014, através de encontros presenciais Pólo IESP Lauro de Freitas Ba e ead, tendo obtido 100% de freqüência, correspondente a 120 horas, conforme registro constante em nossos arquivos.
ResponderExcluirLauro de Freitas 30 junho de 2014.
Doreia Lycia F P Cerqueira
Diretora
Débora Fontes Palmeira de Cerqueira –Ph.D
Prf. Psicopedagoga/Artista Plástica
Dout Psicologia Educação
Programação________________________________________________________
Conceito Psicopedagogico : Iniciação a Psicopedagogia na Realidade Escolar
O que é psicopedagoga CH 20h /A intervenção no processo psicopedagogico CH 40h /,Realidade jovem na escola CH 30h,/
A formação do educador CH20h / A criança com transtornos vive fora da realidade CH 10h e Seminário Temático .
CH 120h Obrigatória 100% concluída 100% Nota Geral 10,0
IESP/IECS/PSICOPEDAGOGIA – MARACÁS BAHIA
ResponderExcluirAtividades: Pós Graduação - analisar e fazer um resumo sobre a matéria.
aula ead
Va ao site e Responda as atividades.
Como é o atendimento psicopedagógico clínico ?
ResponderExcluirSão utilizados recursos para a construção do conhecimento
O tratamento deve estar voltado para a construção doconhecimento, e não para o produto final. São utilizados diversos recursos pelo psicopedagogo: dramatizações, jogos, leituras, diálogos, desenhos, projetos e outras maneiras que serão descobertas no decorrer dos atendimentos. Opsicopedagogo tem informação para orientar pais eprofessores, ser o mediador de todo o processo e, assim, ir além da junção do conhecimento do psicólogo e pedagogo.
É com o apoio e intervenção adequada de um psicopedagogo que a pessoa pode ter sucesso na vida escolar e social, e progredir em carreiras bem-sucedidas, em cargos de destaques, ao longo da vida. A partir do estudo da origem da dificuldade em aprender, o psicopedagogo desenvolve atividades que estimulam as funções cognitivas que não estão ativadas no paciente e a questão afetiva e social. O psicopedagogo contribui para a construção da autonomia e independência, através da relação com “como eu aprendo” e “como me relaciono com o saber”. Durante as sessões com o psicopedagogo, os recursos como jogos, livros e computador, tem a finalidade de descobrir os estilos de aprendizagem do paciente: ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender. O psicopedagogo tem a função de auxiliar o indivíduo que não aprende a se encontrar nesse processo, além de ajudá-lo a desenvolver habilidades para isso.
Caso você precise de uma equipe interdisciplinar, entre em contato com o Centro Psicopedagógico Apoio. Nós atuamos com excelência na prevenção das dificuldades de aprendizagem, a partir de um enfoque transdiciplinar. Realizamos atendimento psicológico, psicopedagógico, psicanalítico e fonoaudiológico
O que é a Psicopedagogia ? Atividade 1: 09/04/2015 - resumir e entregar no polo. - carga horária 2horas)
ResponderExcluirO que faz o Psicopedagogo ? Atividade 2: 11/04/2015 - resumir e entregar no polo.
Onde atua o Psicopedagogo ? Atividade 3: 13/04/2015 - resumir e entregar no polo.
Como é o atendimento psicopedagógico clínico ? Atividade 4: 15 /04/2015 - resumir e entregar no polo. (- carga horária 2horas)
Como ocorre a intervenção psicopedagógica ? Atividade 5: 16/04/2015 - resumir e entregar no polo. (- carga horária 2horas)
O que é Dislexia ?
Dislexia tem cura ?
Qual o tratamento para Dislexia ?
Existe exercícios para a Dislexia ?
Quais os principais sintomas da Dislexia ?
Como saber se seu filho é disléxico ?
O que é TDA/H ? Transtorno Do Déficit De Atenção e Hiperatividade
Como Agir Com Crianças Hiperativas e Desatentas na Escola
A hiperatividade está associada ao déficit de atenção?
Existe teste para TDA/H ?
Qual o melhor remédio para o TDA/H ?
Quem precisa de Ritalina ?
A Ritalina faz mal a saúde ?
Como saber se a criança é hiperativa ?
Existe teste para déficit de atenção ?
O que é distúrbio do déficit de atenção ( DDA) ?
Quais as principais dificuldades de aprendizagem ?
O que é Discalculia ?
O que é Dislalia ?
O que é Disortografia ?
bom trabalho
Pró Débora Fontes
Atividades:
ResponderExcluirE pinte com as cores do arco-íris
3. Escreva sobre você e suas realizações. (este é particular) não necessita enviar resposta.
4. Resumo do capitulo 1 e 2 do livro Psicicopedagogia na realidade escolar. Autora Débora Fontes.
(Veja com quem tem o livro e poderá responder no próprio livro pois ele é interativo).
O que é a psicopedagogia?
Quem é o psicopedagogo?
Para que serve a psicopedagogia?
Aula ead do dia 11 de ____________de 2015
ResponderExcluir1. Resuma: A intervenção no Processo Psicopedagogico.
ResponderExcluirAula ead do dia 12 de ___________ de 2015
2. Novos Paradigmas na psicopedagogia.
Aula ead do dia 13 de ______________ de 2015
ResponderExcluir3. Realidade Jovem na Escola. Poderá falar aqui da sua realidade.
Seu ponto de vista.
Aula ead do dia 15 de _______ de 2015
ResponderExcluir5. Problemas na realidade escolar de hoje. Sua visão particular.
PLANO DE CURSO
ResponderExcluirConteúdo
Fundamentos da Psicopedagogia;
Um olhar sobre a Psicopedagogia - Breve Histórico;
Alguns conceitos importantes;
O Papel do Psicopedagogo;
Leis, Códigos e Diretrizes da Psicopedagogia;
O processo de ensino-aprendizagem e as práticas de avaliação escolar;
Diagnóstico Psicopedagógico;
Primeiro contato (agendamento);
Queixa;
Anamnese;
Contrato e sessões de avaliação;
Devolutiva e encaminhamento;
Informe Psicopedagógico;
Avaliação Psicopedagógica da Criança de 6 a 11 anos e do Adolescente;
Recursos Psicopedagógicos e Ambiente de Trabalho;
Referências Bibliográficas.
Plano de Curso