MOTIVAÇÃO: rolo no chão, leve a criança a observar as cores, sendo que o papel branco ficará mais bonito se estiver colorido, ou observar que o chão da sala está muito triste porque ele só tem uma cor, mas que as crianças da sala vão alegrá-lo usando outras cores.A motivação é o fator principal para o sucesso das atividades sugeridas. O professor deverá criar situações em que a criança seja inserida dentro de um contexto imaginário ou real para cada atividade. Por exemplo: ao pintar um papel O trabalho com o giz de cera deve ser estimulado para que não fiquem muitos espaços em branco na folha. As crianças poderão imaginar várias ações do giz através de músicas. Uma música rápida e o giz corre rápido no papel, uma música lenta, o giz é usado devagar, uma música pausada, o giz dá pulos no papel e marca o caminho. O trabalho com o canetão hidrocor poderá ser estimulado imaginando que o canetão se transforma em animais diferentes: como um elefante que anda forte e pesado, o canguru que salta longe e alto, uma tartaruga que anda muito devagar. Quando trabalhar com massa de modelar ou mingau de maisena morno aproveitar para trabalhar a temperatura perguntando se está frio ou quente, explicando o que sabemos quando sentimos através do nosso sentido chamado tato. A lixa é outro instrumento para trabalhar o tato e observar o que é liso e o que é áspero. Pode-se também trabalhar o paladar por meio da experimentação do sal usado na massa de modelar. Conversar sobre os alimentos que são feitos com o uso da farinha e do sal, enquanto fazem a massa.
A modelagem pode ser motivada através da fala do professor ou músicas incentivando a fazendo-se bolinhas grandes e pequenas, cobrinhas magras e gordas etc. A música é um instrumento de fixação e motivação de grande valor dentro e fora da sala de aula, o professor pode usar as músicas criadas ou até criar outras espontâneas, durante algumas atividades. Também, pode colocar uma música e depois pedir às crianças que desenhem o que ouviram. A história pode ser usada em quase todas as atividades, pois desenvolve a concentração e estimula as atividades relacionando-as com a história ouvida. Cada atividade pode ter histórias de livros, ou criadas espontaneamente no momento, com pintura em papel preto, pode se contar ou conversar sobre a noite, quando se tratar da cor amarela conversar sobre o sol, as flores amarelas, etc.
Os professores do Maternal deverão preparar para o início das aulas:
Comprar quatro bolas grandes e coloridas para esta turma. Providenciar caixas grandes de papelão e brincar com as crianças de dentro/fora Providenciar um "muro" feito de papelão (um pouco mais alto que eles) e brincar de jogar a bola do outro lado do muro. Providenciar varas (bastões) feitos de jornal e brincar: - Correr segurando os bastões, correr segurando acima da cabeça, pular os bastões que estão no chão, marchar com bastões em posição de espingarda. Providenciar pneus pequenos pintá-los e brincar: subindo no pneu, sentar dentro do pneu, pular, passar por dentro, rolar o pneu. Providenciar sacos plásticos e cortar aventais para usar. Caixas de vários tamanhos encapadas com cores básicas. 3 caixas grandes, 3 médias, 3 pequenas, Preparar para caixa surpresa: tecido, camurça, algodão, papel amassado, cortiça, borracha, lixa, etc.
Fazer várias caixas de som como potes pintados contendo feijão, arroz, milho, pedra, areia, prego, para chocalho. Fazer boliche de garrafa de refrigerante. Gravuras coladas em papelão e cortadas ao meio, em três partes, em quatro partes, formando quebra-cabeças, Fazer bolas de meia. Promover atividades de amassar e desamassar com papel, plástico, jornal, tecido, etc. Preparar uma bandinha: Pau de rumba, coco, chocalhos, etc. Encher vários potes de yakult com diferentes quantidades de argila para diferenciar os pesos. Para o Dia do Livro, cada criança deverá produzir o seu livro Cada material deverá ser guardado em um pote contendo nome, por exemplo: Pesos (guardar os potes com pesos) Sons (guardar os chocalhos). Não deixar à disposição de todos, mas, colocar à disposição das crianças, quando estiver ensinando sobre o assunto em que se usará o material. O material que for estragado deverá ser reposto. O professor deve ser zeloso com o material.
Ao professor A Educação Maternal A professora é a alma da escola, adotando uma atitude de ajuda a criança a adaptar-se ao ambiente escolar. Não deve esconder seu interesse e bem-querer dos alunos.
É importante que o professor: Conheça cada aluno; Identifique e atenda suas necessidades; Crie as descobertas; Esteja sempre presente para atender a todos os alunos; Paute a ação educativa com uniformidade; Dê sempre ordens positivas, evitando as negativas;
As formas de apresentação das atividades devem ser bem variadas, utilizando recursos diferentes. Os exercícios exigem preparo cuidadoso, muito treino e muita repetição. A repetição não se torna enfadonha, porque as crianças pequenas gostam de repetir o que lhes agradou. Entretanto, nem sempre é possível atender a vontade das crianças. Com paciência vai-se ensinando como proceder, ajudando-as a conviver bem, brincarem e trabalharem em grupo.
OBJETIVOS GERAIS: A Educação Maternal deve dar a criança condições de : Desenvolver os aspectos físicos e psicossocial em ambiente propício à sua formação cognitiva, social e afetiva; Ampliar o vocabulário; Desenvolver harmonicamente sua personalidade; Desenvolver a criatividade; Desenvolver atitudes e habilidades específicas para as fases posteriores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS A criança será capaz de: Explorar o espaço ambiental; Familiarizar-se com a professora, colegas e demais funcionários da escola; Desenvolver as discriminações visual, auditiva, olfativa, gustativa e tátil; Familiarizar-se com o material escolar e sua manipulação. Desenvolver o pensamento e a imaginação;
FASE DE 0 A 2 ANOS
Período sensório motor:
É o período que se estende do nascimento até a aquisição da linguagem. É muito importante a atitude de encorajamento para sua formação integral.
OBJETIVOS FÍSICOS As atividades físicas e recreativas devem levar a criança a: Desenvolver todas as partes do corpo de maneira harmônica; Utilizar o corpo como meio de expressão e comunicação Desenvolver a coordenação psicomotora e a prática da boa postura; Educar o movimento; Adquirir os equilíbrios emocional e mental; Desenvolver a criatividade; Recrear;
As crianças deverão se capazes de: Reconhecer o corpo no seu todo, nas suas partes e respectivos movimentos; Criar, combinar movimentos com ou sem material; Apresentar coordenação psicomotora; Adquirir habilidade de atenção e cumprimento de ordens; Atuar no ritmo individual e em grupo; Executar em conjunto, seqüência de movimentos através da imitação; Adquirir expressão própria pelos movimentos;
As atividades físicas podem ser espontâneas e dirigidas.
FASE DE 2 A 4 ANOS O período pré-operatório que vai de 2 a 7 anos, marca o início da função simbólica, que é a criança pronta para lidar com o mundo exterior. É importante o uso de playground (escorregador, balanço, gangorras, túneis, edifícios simples, jogos de encaixe.,etc.) É capaz de justapor as duas partes de uma gravura simples cortada ao meio, enfiar contas grandes, desenhar linhas contínuas, cruz e até fechar um círculo. Dobra de papel horizontal e vertical, mas não diagonal. Consegue recortar com mãos e tesoura. Com um pincel grosso pode ser iniciada pintura livre.
OBJETIVOS ARTÍSTICOS É importante que o professor: Incentive a criação livre com utilização de material variado; Respeite e valorize o trabalho espontâneo; De trabalho individual e em grupo; Impeça que a atividade dirigida suplante a atividade criativa; Bom trabalho Débora Fontes
Planejamento do Professor - Maternal II 2 anos
ResponderExcluirMOTIVAÇÃO:
rolo no chão, leve a criança a observar as cores, sendo que o papel branco ficará mais bonito se estiver colorido, ou observar que o chão da sala está muito triste porque ele só tem uma cor, mas que as crianças da sala vão alegrá-lo usando outras cores.A motivação é o fator principal para o sucesso das atividades sugeridas. O professor deverá criar situações em que a criança seja inserida dentro de um contexto imaginário ou real para cada atividade. Por exemplo: ao pintar um papel
O trabalho com o giz de cera deve ser estimulado para que não fiquem muitos espaços em branco na folha. As crianças poderão imaginar várias ações do giz através de músicas. Uma música rápida e o giz corre rápido no papel, uma música lenta, o giz é usado devagar, uma música pausada, o giz dá pulos no papel e marca o caminho.
O trabalho com o canetão hidrocor poderá ser estimulado imaginando que o canetão se transforma em animais diferentes: como um elefante que anda forte e pesado, o canguru que salta longe e alto, uma tartaruga que anda muito devagar.
Quando trabalhar com massa de modelar ou mingau de maisena morno aproveitar para trabalhar a temperatura perguntando se está frio ou quente, explicando o que sabemos quando sentimos através do nosso sentido chamado tato. A lixa é outro instrumento para trabalhar o tato e observar o que é liso e o que é áspero. Pode-se também trabalhar o paladar por meio da experimentação do sal usado na massa de modelar. Conversar sobre os alimentos que são feitos com o uso da farinha e do sal, enquanto fazem a massa.
A modelagem pode ser motivada através da fala do professor ou músicas incentivando a fazendo-se bolinhas grandes e pequenas, cobrinhas magras e gordas etc.
ResponderExcluirA música é um instrumento de fixação e motivação de grande valor dentro e fora da sala de aula, o professor pode usar as músicas criadas ou até criar outras espontâneas, durante algumas atividades. Também, pode colocar uma música e depois pedir às crianças que desenhem o que ouviram.
A história pode ser usada em quase todas as atividades, pois desenvolve a concentração e estimula as atividades relacionando-as com a história ouvida. Cada atividade pode ter histórias de livros, ou criadas espontaneamente no momento, com pintura em papel preto, pode se contar ou conversar sobre a noite, quando se tratar da cor amarela conversar sobre o sol, as flores amarelas, etc.
Os professores do Maternal deverão preparar para o início das aulas:
ResponderExcluirComprar quatro bolas grandes e coloridas para esta turma.
Providenciar caixas grandes de papelão e brincar com as crianças de dentro/fora
Providenciar um "muro" feito de papelão (um pouco mais alto que eles) e brincar de jogar a bola do outro lado do muro.
Providenciar varas (bastões) feitos de jornal e brincar: - Correr segurando os bastões, correr segurando acima da cabeça, pular os bastões que estão no chão, marchar com bastões em posição de espingarda.
Providenciar pneus pequenos pintá-los e brincar: subindo no pneu, sentar dentro do pneu, pular, passar por dentro, rolar o pneu.
Providenciar sacos plásticos e cortar aventais para usar.
Caixas de vários tamanhos encapadas com cores básicas.
3 caixas grandes, 3 médias, 3 pequenas,
Preparar para caixa surpresa: tecido, camurça, algodão, papel amassado, cortiça, borracha, lixa, etc.
Fazer várias caixas de som como potes pintados contendo feijão, arroz, milho, pedra, areia, prego, para chocalho.
ResponderExcluirFazer boliche de garrafa de refrigerante.
Gravuras coladas em papelão e cortadas ao meio, em três partes, em quatro partes, formando quebra-cabeças,
Fazer bolas de meia.
Promover atividades de amassar e desamassar com papel, plástico, jornal, tecido, etc.
Preparar uma bandinha: Pau de rumba, coco, chocalhos, etc.
Encher vários potes de yakult com diferentes quantidades de argila para diferenciar os pesos.
Para o Dia do Livro, cada criança deverá produzir o seu livro
Cada material deverá ser guardado em um pote contendo nome, por exemplo: Pesos
(guardar os potes com pesos)
Sons (guardar os chocalhos). Não deixar à disposição de todos, mas, colocar à disposição das crianças, quando estiver ensinando sobre o assunto em que se usará o material. O material que for estragado deverá ser reposto. O professor deve ser zeloso com o material.
Ao professor
ResponderExcluirA Educação Maternal
A professora é a alma da escola, adotando uma atitude de ajuda a criança a adaptar-se ao ambiente escolar. Não deve esconder seu interesse e bem-querer dos alunos.
É importante que o professor:
Conheça cada aluno;
Identifique e atenda suas necessidades;
Crie as descobertas;
Esteja sempre presente para atender a todos os alunos;
Paute a ação educativa com uniformidade;
Dê sempre ordens positivas, evitando as negativas;
As formas de apresentação das atividades devem ser bem variadas, utilizando recursos diferentes. Os exercícios exigem preparo cuidadoso, muito treino e muita repetição. A repetição não se torna enfadonha, porque as crianças pequenas gostam de repetir o que lhes agradou.
ResponderExcluirEntretanto, nem sempre é possível atender a vontade das crianças. Com paciência vai-se ensinando como proceder, ajudando-as a conviver bem, brincarem e trabalharem em grupo.
OBJETIVOS GERAIS:
ResponderExcluirA Educação Maternal deve dar a criança condições de :
Desenvolver os aspectos físicos e psicossocial em ambiente propício à sua formação cognitiva, social e afetiva;
Ampliar o vocabulário;
Desenvolver harmonicamente sua personalidade;
Desenvolver a criatividade;
Desenvolver atitudes e habilidades específicas para as fases posteriores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ResponderExcluirA criança será capaz de:
Explorar o espaço ambiental;
Familiarizar-se com a professora, colegas e demais funcionários da escola;
Desenvolver as discriminações visual, auditiva, olfativa, gustativa e tátil;
Familiarizar-se com o material escolar e sua manipulação.
Desenvolver o pensamento e a imaginação;
FASE DE 0 A 2 ANOS
Período sensório motor:
É o período que se estende do nascimento até a aquisição da linguagem. É muito importante a atitude de encorajamento para sua formação integral.
OBJETIVOS FÍSICOS
As atividades físicas e recreativas devem levar a criança a:
Desenvolver todas as partes do corpo de maneira harmônica;
Utilizar o corpo como meio de expressão e comunicação
Desenvolver a coordenação psicomotora e a prática da boa postura;
Educar o movimento;
Adquirir os equilíbrios emocional e mental;
Desenvolver a criatividade;
Recrear;
As crianças deverão se capazes de:
Reconhecer o corpo no seu todo, nas suas partes e respectivos movimentos;
Criar, combinar movimentos com ou sem material;
Apresentar coordenação psicomotora;
Adquirir habilidade de atenção e cumprimento de ordens;
Atuar no ritmo individual e em grupo;
Executar em conjunto, seqüência de movimentos através da imitação;
Adquirir expressão própria pelos movimentos;
As atividades físicas podem ser espontâneas e dirigidas.
FASE DE 2 A 4 ANOS
ResponderExcluirO período pré-operatório que vai de 2 a 7 anos, marca o início da função simbólica, que é a criança pronta para lidar com o mundo exterior.
É importante o uso de playground (escorregador, balanço, gangorras, túneis, edifícios simples, jogos de encaixe.,etc.) É capaz de justapor as duas partes de uma gravura simples cortada ao meio, enfiar contas grandes, desenhar linhas contínuas, cruz e até fechar um círculo. Dobra de papel horizontal e vertical, mas não diagonal. Consegue recortar com mãos e tesoura. Com um pincel grosso pode ser iniciada pintura livre.
OBJETIVOS ARTÍSTICOS
É importante que o professor:
Incentive a criação livre com utilização de material variado;
Respeite e valorize o trabalho espontâneo;
De trabalho individual e em grupo;
Impeça que a atividade dirigida suplante a atividade criativa;
Bom trabalho Débora Fontes